top of page
  • Foto do escritorLucas Carneiro de Oliveira

O olhar de um yôgin.

"Se você consegue morder, geralmente não precisa fazê-lo. " Li essa frase aparentemente simples num livro do Jordan Peterson e fiz um relação imediata com o fato de ser um yôgin. É comum que algumas pessoas tenham a visão de que o Yôga traz apenas paz, calma e tranquilidade. Sinceramente desconheço esse Yôga. Lógico que conquistar mais administração das suas emoções e pensamentos te permite descontrair melhor quando quiser, encarar as situações de forma mais leve e olhar as coisas de um ângulo maior, onde conseguimos perceber que aquilo que parecia um problema GIGANTE é tão relevante quanto uma folha que cai da árvore. Mas eu desconheço essa visão de um Yôga que tenha por objetivo trazer calma, apenas. Tenho que confessar, às vezes o Yôga até me provoca. Quando por exemplo, eu penso que sei quem sou, e durante um sádhana eu noto o quanto minhas atitudes eram reflexos de situações passadas. Meros condicionamentos. Nesse momento falta presença real pra SER além dos padrões e condicionamentos e de fato, entender a mim mesmo. E o Yôga esfrega isso na sua cara. Mas tudo bem, perceber que se errou o caminho é o primeiro passo para reajustar a rota. Ou quando me poe de frente aos meus medos, pra que eu os enfrente, cara a cara. É muito mais fácil jogar pra baixo do tapete e ir levando, mas o sádhana aflora tudo, e às vezes te encurrala, e quase de forma inquisitória te faz abrir o peito, descontrair os maxilares, respirar profundamente e encarar o que te aflige. Yôga é também sobre ter calma, paz e tranquilidade, e principalmente coragem. É sobre encarar diariamente aquela única pessoa que realmente pode te colocar medo, que pode expor as suas feridas mais profundas: você.

Yôga é sobre ter potência. É ter a força necessária para derrubar um muro, ou mil. Afinal, o que são obstáculos quando você já enfrenta de peito aberto a si mesmo, TODOS OS DIAS? Com coragem, aceitação e resiliência? Não à toa, o olhar de um yôgin é penetrante como uma faca e o sorriso leve como um suspiro de fim da tarde. . Yôga é sobre ser potente, e escolher a leveza (na maior parte do tempo).

305 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page